terça-feira, julho 23, 2002

Hummmmmmmm, interessante...

Internet e Jornalismo

O presidente da EFE, Miguel Angel Gozalo, afirmou hoje, segunda-feira, que a Internet "contribui em duas coisas fundamentais para a tarefa do jornalista, mais dados e mais velocidade de transmissão, e simboliza melhor do que qualquer outra coisa esta época de mudanças aceleradas no mundo da comunicação".
Gozalo participou hoje da conferência inaugural do Encontro "Internet e Jornalismo", incluído nos cursos de verão de El Escorial, nos arredores de Madri.
No encontro, que conclui na próxima quarta-feira, se reflexionará com a ajuda de especialistas sobre dois aspectos diferentes e complementários da Internet, como são a informação que está sendo dada ao grande público sobre a rede por meio dos meios de comunicação, e a informação que está a disposição do internauta.
O presidente da EFE explicou algumas das revolucionárias inovações que a Internet significou para a informação, com especial referência ao papel das agências de notícias -que encontraram na Internet um meio perfeito para a transmissão de seus serviços- e o novo jornalismo digital, que impõe novos desafios para a profissão.
Gozalo explicou os projetos da EFE neste tema, lembrando as recentes mudanças e como o conceito inicial da Internet como suporte puramente físico de comunicação, que levou as edições de papel às telas de computador, evolucionou depois da apreciação que a rede é um "meio" em si mesmo e que requer de formatos e conteúdos específicos.
A Agência EFE está presente na web desde 1994 com seu site, sendo uma das páginas mais visitadas da Espanha, e foi premiada pela Associação de Usuários de Internet no ano 2001 como a empresa que melhor utilizou esta ferramenta.
Gozalo disse que a Internet implicou uma "grande democratização no mundo da informação que multiplicou geometricamente as possibilidades de difundir e receber informação".
No entanto, este novo meio, segundo Gozalo, introduziu também "grandes distorções nesse mundo, que requerem denifinições claras, em um momento de incertezas a respeito do futuro de seu papel nas empresas de informação".

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial