segunda-feira, março 10, 2003

Quem disse que não existe censura na imprensa?

"Fui demitido a pedido do governador"

Miriam Abreu


"Fui demitido a pedido do governador, Roberto Requião, Benedito Pires (assessor especial do governo) e Airton Pissetti (secretário de estado de comunicação social)", acusou Pedro Ribeiro, colunista que deixou o jornal O Estado do Paraná nesta quinta-feira (06/03). O jornalista diz que a direção do diário vinha recebendo cartas do governo estadual pedindo sua demissão. "Isso é um absurdo. Não sou dono de jornal para demitir profissionais de imprensa", rebateu Pires, também jornalista, braço direito de Requião.

Ribeiro já foi muito criticado por publicar notas provocativas ao atual governo. Muitos o acusam de dedicar maior espaço em sua coluna ao prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi. "Pimentel veio conversar comigo várias vezes para dizer que Requião não gostava do que eu escrevia. Apesar de tudo, sempre mantive postura independente", diz.

Segundo Ribeiro, a demissão foi comunicada por Mussa José Assis, diretor de redação do Estado do Paraná, que teria dito: "Houve um curto circuito com o Palácio Iguaçu". "Foi uma medida truculenta. Requião, que é jornalista, tinha que ser ético. Mas vamos tocar o barco para a frente", comenta Ribeiro.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná ainda não se pronunciou oficialmente em nota, como as entidades sempre fazem. O diretor-executivo do sindicato, Sílvio Rauth, disse que, se o que Ribeiro contou se confirmar, a demissão foi um cerceamento à liberdade de imprensa. "Teremos uma posição definida na próxima segunda-feira, quando colocarmos o assunto em pauta durante a reunião da diretoria", contou.

Benedito Pires disse que soube da demissão através da redação de Comunique-se. "Nós fomos da oposição durante anos. Não é nossa prática perseguir ou pedir a demissão de jornalistas", rebateu.

Ribeiro tem 27 anos de jornalismo. Vinte e três deles foram dedicados à Gazeta do Povo, que deixou para trabalhar na Folha do Paraná. Tempos depois estava no Estado do Paraná, onde escrevia uma coluna para editoria Geral.

Por enquanto, ele vai se dedicar a um projeto para um grupo de empresários, que lhe deram três meses para desenvolver um novo jornal para Curitiba. O diário deverá ter formato tablóide e, segundo Ribeiro, não vai depender das verbas do governo estadual. "Ele vai depender de assinaturas e faremos um convênio com universidades. Se for aprovado, o jornal será de opinião".

O diretor de redação do Estado do Paraná foi procurado por Comunique-se e não respondeu às nossas ligações.

Fonte:www.comuniqe-se.com

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial