quarta-feira, abril 16, 2003

O sentido da profissão

Qual o sentido do jornalismo? Informar, pode-se dizer de imediato. Mas este é apenas o meio, e não o objetivo dessa prática à qual tantos dedicam a vida – alguns de modo figurado e outros literalmente, como vimos nas últimas semanas em Bagdá ou no caso Tim Lopes. De que serviria o jornalismo se não pudesse contribuir para melhorar a vida das pessoas? Não é esse o ideal que move, a cada ano, milhares de jovens em busca de uma vaga nos cursos da área? Ou é apenas "ficar famoso", "aparecer na TV", "viajar pelo mundo"?
Cada jornalista deveria atuar como soldado na luta pela cidadania, estar na linha de frente dos duros combates pela conquista da igualdade entre os filhos de uma mesma pátria e – por que não? – de um mesmo mundo. E cada pedacinho de território conquistado seria celebrado não com uma rajada de metralhadora, mas com aquele barulhinho do teclado que parece tão belo quando se escreve com entusiasmo e convicção.
É claro que às vezes o melhor a fazer é se entrincheirar atrás dos interesses do patrão, da má-vontade do editor, do excesso de trabalho, do desencanto com as notícias. Mas é preciso aproveitar as brechas na artilharia para correr de uma trincheira a outra. Não importa se, ao final do ano, cada soldado desse exército tiver avançado apenas um metro. Importa que o exército tenha muitos soldados para que, ao final do ano, estejamos quilômetros à frente.

Fonte:www.observatoriodaimprensa.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial