segunda-feira, março 31, 2003

Jornalista americano é demitido por falar a emissora iraquiana

O jornalista americano Peter Arnett, 68 anos, famoso por sua cobertura da primeira Guerra do Golfo em 1991 para a rede de tevê CNN, foi afastado da NBC por ter dito em entrevista à televisão iraquiana que os planos de guerra dos Estados Unidos estavam fracassando.
"Arnett cometeu um erro ao conceder entrevista à rede de televisão estatal iraquiana, especialmente em tempos de guerra. Não foi correto expressar suas opiniões nessa entrevista", declarou a NBC em um comunicado divulgado nesta segunda-feira. "Conseqüentemente, Peter Arnett não vai mais trabalhar para a NBC News e a MSNBC".
Nesta entrevista transmitida no domingo, o jornalista, neozelandês naturalizado americano, declarou que o primeiro plano de guerra fracassou devido à resistência iraquiana e que os estrategistas americanos subestimaram as forças iraquianas.
Arnett pediu desculpas hoje à NBC e ao público americano, dizendo-se "constrangido" com a controvérsia deflagrada por sua entrevista. "Eu não sou contra a guerra, eu não sou antimilitar", justificou-se, acrescentando que foi uma "entrevista improvisada".
"Fiz algumas observações pessoais - algumas observações analíticas - que acredito que não contradizem o que os especialistas pensam", afirmou. "Mas claramente subestimei a polêmica".
Arnett estava em Bagdá como correspondente do programa "National Geographic Explorer" da NBC e da MSNBC e é um dos poucos jornalistas ocidentais que permanecem na capital iraquiana.
Depois da entrevista de Arnett à TV estatal iraquiana, o ex-Senador por Nova York Alfonse D'Amato, entrevistado pelo programa Fox News Sunday, disse que os comentários de Arnett "ajudam e confortam o inimigo".
Quando começou a polêmica, a NBC apoiou Arnett, dizendo que "seus comentários eram de natureza analítica e não tinham outro objetivo".
Arnett disse na segunda-feira não ter planos imediatos. "Há uma pequena ilha no sul do Pacífico, desabitada, até a qual tentarei nadar", disse.

Fonte: JC Online

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial