Campanha antiguerra de boicote à Coca-Cola chega ao Brasil
da Folha Online
A campanha internacional pelo boicote a produtos norte-americanos como forma de protesto contra a guerra ao Iraque chegou ao
Brasil.No país, a campanha é liderada pelo deputado federal Chico Alencar (PT-RJ), mas conta também com outros parlamentares do partido, como a senadora Heloísa Helena (AL).
Em entrevista à Folha Online, Alencar disse que a ação não tem a pretensão de "abalar impérios" como a Coca-Cola e o McDonald's.
Segundo ele, trata-se de uma atitude mais parecida com a de Gandhi, que pregava a desobediência civil contra o Reino Unido para chegar à independência pacífica da Índia.
Alencar defende que a idéia é pedir que as pessoas deixem de consumir os produtos das multinacionais dos Estados Unidos para despertar a consciência das pessoas.
No último sábado, um grupo de manifestantes jogou Coca-Cola no gramado do Congresso Nacional, em Brasília, em protesto contra a guerra entre Estados Unidos e Iraque. Várias organizações não-governamentais estavam presentes.
Na internet também é possível encontrar manifestações pró-boicote. Em sites de busca, podem ser achadas diversas páginas em defesa do boicote de produtos dos EUA que estão no ar já há vários meses, quando a guerra ainda era incerta.
O site www.boycottwar.net, do IDEA (Grupo Internacional por Ações Econômicas Diretas contra a Guerra), por exemplo, convoca os internautas a aderir ao movimento e enumera as 20 empresas cujos produtos os consumidores devem ser mais boicotados. Além da fábrica de refrigerantes e da rede de fast food, também estão na lista negra a fabricante de computadores Dell, os postos de combustíveis das petrolíferas Chevron-Texaco e Exxon-Mobil (Esso), a farmacêutica Pfizer e a General Motors, entre outros.
A onda de protestos também ganhou a mídia impressa neste fim de semana. No último domingo, a colunista Danuza Leão, da Folha de S.Paulo, escreveu artigo favorável ao boicote. Em chamada de primeira página, Danuza afirmava: "Pode parecer infantil, mas Coca-Cola nunca mais".
''Boicote ao Brasil''
A Coca-Cola no Brasil diz que não tem nada a declarar sobre a campanha. A principal concorrente da Coca-Cola no Brasil, a AmBev, afirmou que também não se pronuncia sobre um possível crescimento nas vendas com o boicote ao rival.
Já o McDonald's afirma que ''boicotar o McDonald's é boicotar o Brasil'', porque a empresa é a ''quarta maior empregadora do país, com 36 mil funcionários'' e ''recolhe anualmente cerca de R$ 150 milhões em impostos''.
Alternativas nacionais
Chico Alencar comenta que a resistência à campanha contra os produtos norte-americanos começa dentro de sua própria casa: suas filhas são fãs de Coca-Cola e dos sanduíches do McDonald's. ''Mas consegui convencê-las a escolher entre as alternativas nacionais, como o bauru, o pão de queijo, o chá mate, a água de coco ou até mesmo o guaraná Antarctica'', afirma.

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial