Tropas turcas invadiram o Iraque há dois dias, diz ministro russo
da France Presse
Tropas turcas invadiram o Iraque há dois dias, declarou hoje o ministro russo da Defesa, Serguei Ivanov, que disse possuir informações a respeito do assunto, segundo a agência de notícias Interfax.
"Segundo minhas informações, as forças turcas entraram no Iraque há dois dias", declarou Ivanov, acrescentando que isso poderá levar a "uma reação em cadeia incontrolável", de acordo com a Interfax.
"O conflito no Iraque pode sair do âmbito regional", declarou.
A Turquia tentou hoje tranquilizar a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sobre suas intenções no Iraque, depois que a Alemanha e a Bélgica a ameaçaram durante o fim de semana com a retirada de seu apoio se a Turquia entrar no norte do Iraque, afirmou uma autoridade da Otan.
Durante reunião do conselho da Otan hoje, o embaixador turco na Otan afirmou que seu país não tem a intenção de se unir à operação anglo-americana no Iraque, disse a autoridade, apesar das declarações de Ancara de que a Turquia deslocaria tropas no norte do Iraque para garantir sua segurança.
O secretário-geral da Otan, George Robertson, declarou no fim de semana que o chanceler turco, Abdulah Gul, lhe garantiu que nenhum militar turco entrou no território iraquiano.
Por sua vez, a Comissão Européia declarou hoje que uma intervenção da Turquia no norte do Iraque complicaria seu processo de adesão à União Européia (UE).
Um porta-voz do Executivo europeu recordou que os chefes de Estado e de governo da UE, em sua declaração na cúpula de Bruxelas de quinta-feira (20), defenderam a integridade territorial do Iraque e aconselharam os países vizinhos a não tomarem ações que possam agravar o conflito. A mensagem "foi entendida por todos os interessados", segundo a fonte.

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial